No Instituto Catarses, a psicanálise é mais do que teoria, é experiência viva, social e afetiva. Aqui, o saber é tecido a partir dos laços: laços entre pessoas, ideias, histórias e desejos.
Nossa missão é criar um campo fértil onde a transmissão da psicanálise floresça através de cursos, seminários e os de núcleos de estudo criados para quem deseja trilhar, com ética e profundidade, o caminho do analista.
Valorizamos aquilo que sustenta o trabalho genuinamente psicanalítico: a tríade formada pelo estudo rigoroso da teoria, a supervisão dedicada dos casos clínicos e a análise pessoal como travessia singular.
No Catarses, acreditamos que a transmissão só se faz quando o desejo de ocupar o lugar de analista está enlaçado ao afeto e à potência da palavra, seja pelo silêncio, seja pela escrita. Aqui, a escuta se entrelaça à fala, permitindo que cada percurso seja único e respeitado.
Somos um lugar de travessia e encontro para quem, movido pela inquietação do desejo, busca participar de laços formativos autênticos. E sabemos: é acompanhando de perto os efeitos desse encontro no discurso de cada sujeito que o ensino se realiza e a psicanálise acontece.
Diretoria
.png)
À frente desse percurso estão Fábio Pereira Alves (Diretor Técnico) e Úrsula Meireles Nasser (Diretora Executiva), do Instituto Catarses. Com experiência, ética e dedicação, eles conduzem o Instituto nessa missão de possibilitar o estudo e a transmissão, a fim de fazer viver a psicanálise em seus múltiplos laços.
.jpg)
Sobre o Nome
Buscando o sentido da catarse que habitou a filosofia e que inspirou a psicanálise, demos ao termo um novo sentido. Assim como, para Aristóteles, onde a tragédia permitia que paixões que não foram ditas no contexto do acontecimento e que necessitam ser purificados de algum modo tendo suas almas aliviadas ou satisfeitas e que inspirou o método catártico de Freud e Breuer, acreditamos que o estudo e a transmissão psicanalítica podem operar esse mesmo movimento.
Aqui, cada troca não é apenas conhecimento compartilhado, mas a oportunidade de dar sentido aos afetos, desafiar silêncios e abrir novas possibilidades de experiência.
No Instituto Catarses, a psicanálise se faz presença, laço e passagem. O estudo e a transmissão é, para nós, catarse em ato.
Sobre a Marca
O símbolo do Instituto Catarses teve como referência o nó borromeano e sua representação do Real, Simbólico e Imaginário e a banda de Moebius. Para J. Lacan, o símbolo é o lugar em que o significante faz o laço. A logo evoca esse enigma: o laço que conecta, que faz existir, que permite ao sujeito reinventar-se a partir das suas próprias palavras, seja pela via da fala, seja na imensidão silenciosa do pensar.
Somos uma esfera aberta: múltiplos lugares para múltiplas travessias. Aqui, cada laço sustenta a possibilidade do novo, do encontro e do saber partilhado.




